sexta-feira, 18 de abril de 2025

21 - Inventando caminhos (1 e 2)

Virou praga urbana e muita gente tem histórias pra contar, não faltam vítimas!...  Por enquanto, potenciais, mas a crescente quantidade delas parece garantir as futuras tragédias... Aqui, duas historinhas pessoais (já publicadas no Facebook) para dar ideia do que rola por aí..

Inventando caminhos (1)  

Sabe-se que o individualismo exacerbado, sob o rótulo de "direito de expressão", levou muita gente de bem à fissura de espalhar mentiras a granel pelas redes sociais, as tais das "fake news"...

Inventando caminhos (1) - Foto: Guina Araújo Ramos - Rua Ator Paulo Gustavo, Icaraí, Niterói - 31/03/2025.
Pois, eis que entrou na moda a proliferação de veículos leves de duas rodas, de pequenas "motocas" a bicicletas motorizadas. E dentro do espírito do tempo, como uma espécie de subproduto, tem sido naturalizado, nas ruas, o que se pode chamar de "invenção de caminhos".
Prática muito criativa, quase uma arte... Podemos ver, então, jovens senhoritas em suas bicicletas elétricas viajando na contramão de ruas movimentadas, rapazes bem malhados circulando por calçadas nem sempre vazias nas suas motocas de pneus largos, essas e outras perigosas formas de prepotência.
Nesta manhã, o jovem bem vestido (camisa social, mochila de marca), talvez precoce empresário ou profissional bem empregado, me surpreendeu (e assustou) vindo calma e silenciosamente pela contramão da rua, ou seja, inventando um caminho.
Adiante, no que o fotografava, encontrou pela frente a dura (e às vezes mortal) realidade, uma pouco sutil demonstração de que sem regulamentação ninguém sobrevive na sociedade humana: deu de cara com um caminhãozinho que, felizmente para ele, circulava em baixa velocidade...
Certamente, não vai ser aí que aprenderá a lição: vai continuar na contramão do respeito aos direitos dos outros!

 --

Inventando caminhos (2)    

A calçada é estreita e logo à frente a jovenzinha tirava do portão do prédio uma dessas motocas elétricas que são, na verdade, motocicletas disfarçadas. 

Inventando caminhos (2) - Foto: Guina Araújo Ramos - Rua Gavião Peixoto, Icaraí, Niterói - 10/04/2025.
Passei por ela e adivinhei que, montada, viria atrás de mim. Nada pessoal, suponho...
Havia um poste estreitando ainda mais a calçada e eu percebi, olhando de soslaio (que são máquinas silenciosas), que era mais negócio parar e dar passagem do que me arriscar a um atropelamento, certamente eletrizante. Ela passou e até agradeceu, não posso nem reclamar...
E seguiu em frente, não só usando o espaço do pedestre como ainda indo na contramão. Também não posso reclamar, não estava na rua...
Há dias vi na TV uma dessas "motocicletas de bolso" correndo atrás de um ônibus do BRT na pista exclusiva na Av. Brasil. Todos achavam "um absurdo", mas logo informaram que seus pilotos não podem ser multadas porque não são veículos tradicionais, como carros e motocicletas.
Entendi (afinal, nosso espírito do tempo é liberal): seus "tutores" podem inventar o caminho que quiserem!

 

Um comentário:

  1. Comentários no Facebook:
    (1) > Cesar Pinho: "Belo flagrante da falta de educação, falta de respeito às regras, a Lei e a próximo. Alguém poderia sair ferido com essa irresponsabilidade. (...) Eles se acham os donos."
    > JOrge MEndes: "uma foto com...a cara (mapa) do Brasil !!! um emaranhado de fios e carros de lata vagabunda (carroças) > o mastodonte vermelho ( o único que quer ir para a < esquerda ? ? o cidadão (?) pra variar ! na contramão de tudo !!! ainda bem que resta um pouco de natureza 🌳🌴 no mapa !"
    (2) > Angela Rena: "Realmente , é um absurdo! Além de causar um acidente com a própria usuária , vai atrapalhar a vida de um monte de gente😨"
    > Wilson Alves: "Neste episódio, uma verdadeira falta de respeito com os pedestres! É uma juventude desrespeitosa!"
    > Raul Limao: Falta de consciência, educação e de visão do crescimento populacional. Se você reclamar ainda está errada."
    > Ed Sartori: "Tem lei, mas o eduardo paes, procrastina. https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/13/ciclomotor-em-ciclovias-pode-gerar-multa-de-r-880-saiba-as-regras-para-bicicletas-patinetes-e-autopropelidos.ghtml"
    > Evelin Süssekind: "O mesmo acontece aqui no RJ/Botafogo/Humaitá, calçadas estreitas, bicicletas elétricas ou não dividindo com os pedestres que sempre saem perdendo! Quando não são as motos andando pelas calçadas para cortar caminho ou fugir dos engarrafamentos."
    > Claudia Madureira: "Essas motos que se fingem de bicicletas elétricas são perigosíssimas! Estão na contramão, nas calçadas, nas ciclovias, avançando sinais... bicicletas não têm essa velocidade nem esse peso!!!"

    ResponderExcluir

Algo a dizer?... Por gentileza, comente. Grato.