quarta-feira, 5 de abril de 2023

Com espanto nos óculos

Óculos numa ótica - Foto: Guina Araújo Ramos, 2023

 

Espantos, no mundo e na vida, não faltam!...
Para que não nos afoguemos neles, acho que faz bem à mente, de vez em quando, espanar um pouco seus efeitos, ainda que apenas em temas do varejo, e fazer sobre eles, os muitos espantos, alguns registros e reflexões.
Os óculos da imagem servem de referência visual para este meu recente espanto diante do, sei lá, "mercado oftalmológico" (?)... Simplificando, o meu espanto é sobre a forma como funcionam as óticas, estas simpáticas lojas que nos vendem óculos.
Fui a uma delas, vizinha e conhecida, e pedi orçamento para um óculos de que preciso, e que tem, reconheço, alguma complexidade. Gentilmente tratado, escolhi a armação e até uma segunda opção.
No fim da provação (no bom sentido!) dos modelos, a oferta da ótica foi de um óculos na faixa de R$4.500, o que, por experiência de usuário há 55 anos, achei muito caro. Porém, para meu espanto, o preço incluía outro!... Na real, a opção de comprar apenas um deles não se apresentava: o jogo duplo dos óculos é política de vendas do fabricante.
No caso, a marca Varilux. Surge da parte da ótica, então, uma alternativa (mas, com o mesmo esquema de vendas): um orçamento com outro fornecedor de óculos, a Kodak.
O que só aumentou meu espanto: não sabia que, após encerrar a fabricação de filmes e câmeras, e passar por uma maratona de transformações (consultem o Google e se espantem...), a Kodak é, agora, especialista na fabricação de óculos! Aí, outra surpresa, bem mais agradável: o preço da Kodak era uns 1.000 reais menor!
Porém, veio ainda o maior de todos os espantos, de uma confidência da vendedora: as lentes, tanto da Varilux quanto da Kodak, são fabricadas por uma mesma empresa!
Ela falou o nome, que esqueci, mas em casa pesquisei e descobri: trata-se da multinacional francesa Essilor, que é detentora da marca Varilux e é proprietária da atual empresa Kodak!
Em suma, se entendi bem, eu teria que comprar dois óculos (ainda que só precise de um), podendo optar entre duas marcas que usam material de um mesmo fabricante, uma delas (sabe-se lá porquê...) com preço 1/4 menos caro do que a outra!
Sim, sei, é translúcido que preciso pesquisar em outras das dezenas de óticas que me cercam aqui pelo meu bairro e adjacências (disputando em quantidade com as farmácias), e o farei. E sei também que tudo isto me relembra que sei de algumas teorias sobre monopólios e outras tradições do capitalismo...
Mas, por enquanto, e é questão de saúde mental e financeira, ainda estou acolhendo (e acalmando) estes meus novos espantos...
[A imagem, que me parece mais apropriada pela multiplicidade de óculos, foi obtida diretamente do mostruário de uma ótica. Outra, não aquela, mas com o mesmo padrão de atendimento...]

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?... Por gentileza, comente. Grato.