![]() |
| Castelo, Centro, Rio - Pça. Mário Lago esquina R. São José - Foto: Guina Araújo Ramos, 29/04/2026 |
Triste Rio de Janeiro...
Rio, cidade de altos e baixos, de belas formas e raízes disformes, de veios sem
rumos e vias sem paz. Cidade que abandona o que fez e mal se refaz do
abandono...
No porto abrigado se fez a cidade de outrora. O acúmulo de bens e pessoas fez
daquela cidade o Centro de uma grande cidade. Aos poucos os meios e os ganhos
levaram as pessoas de bens a ocupar o entorno das praias e serras. No que o passado
não sustentou o presente, ficaram no Centro espaços vazios e pessoas sem
bens.
Restam muitos tesouros no Centro, entre eles os da História e do Ambiente, mas os cegos poderes insistem que o Rio seja uma terra sem lógica. Escondem com tapumes, plantados pelos que se agarram a negócios, a necessidade da presença de pessoas e de árvores no Centro.
Pelo que se vê, da prática dos poderosos, mais do que tapumes, são antolhos!
![]() |
| Tapumes na Pça. Mário Lago - Foto: Guina Araújo Ramos, 29/04/2026 |
O Centro do Rio não precisa de mais construções que, desde já, nascerão abandonadas...

